sábado, 7 de janeiro de 2006

Cultura Material

TEXTO 03:

CULTURA MATERIAL

O estudo da cultura material esteve inicialmente relacionado com a arqueologia e foi fundamental para desvendar o passado mais remoto, no qual as fontes escritas eram limitadas e fáceis de se perderem e se deteriorarem. Já há certo tempo à cultura material tornou-se importante campo de trabalho do historiador.

Leia o texto a seguir, que comenta a noção de cultura material, depois responda às questões propostas:

“(...) A noção de cultura material surgiu nas ciências humanas e em particular na história a seguir à formação da antropologia e da arqueologia e à influência do materialismo histórico. Marca distância em relação ao conceito de cultura, chamando atenção para os aspectos não simbólicos das atividades produtivas dos homens, para os produtos e os utensílios bem como para os diversos tipos de técnica (vestuário, habitação, agricultura, alimentação, cultivo, cozinha, domesticação, fogo, indústria, pesos e medidas), enfim para os materiais e os objetos concretos da vida das sociedades. O estudo da cultura material privilegia as massas em prejuízo das individualidades e das elites; dedica-se aos fatos repetidos, não ao acontecimento, não se ocupa de superestruturas, mas de infra-estruturas (...) O homem também faz parte da cultura material: o seu corpo, enquanto transmissor de signos, é igualmente importante para recompor o quadro geral de uma cultura ou civilização, tal como partindo de farrapos e moedas se pode delinear a cidade, a indústria e o comércio ou a troca, o tipo de consumo das várias classes da população. No entanto, os objetos materiais trazem consigo outras maracás inerentes às artes, ao direito , à religião, ao parentesco (...)”.

(PESEZ, Jean Marie. In: Enciclopédia Einaudi. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Portugal, 1989, p.26, 46-7. Também é possível encontrar esse texto em: J. Le Goff (Org). A História Nova. São Paulo: Martins, 1993. p.178-213.)

Questões:

1. Para quais objetos de estudos a noção de cultura material chama a atenção?

2. Com as investigações em torno desses objetos, que setores da vida humana o estudo da cultura material privilegia?

3. Você diria que o estudo da cultura material está mais voltado para a reconstrução dos “grandes acontecimentos” e para as pessoas “mais importantes” ou para a vida e o dia-a-dia do ser humano comum? Por quê?

4. Muito embora a designação geral de cultura material seja razoavelmente clara, como se pode perceber pelas questões anteriores, podemos afirmar que ela possui uma definição precisa?

Nenhum comentário: