sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Exercicio de Compreensão Histórica

TEXTO 02:

EXERCÍCIO BÁSICO PARA A COMPREENSÃO HISTÓRICA

Este roteiro de estudos tem por objetivo facilitar a analise dos fatos e demonstrar ao mesmo tempo, a importância de entender um assunto com lógica de raciocínio, pois só assim será possível uma análise mais crítica e dialética da História, onde os fenômenos possam ser entendidos com mais lucidez desde suas origens até suas conseqüências.

O roteiro proposto é formado apenas por cinco itens, que servem para análise dos mais diversos temas, ou seja, através de uma mesma linha de raciocínio pode-se analisar tanto uma aula sobre Reforma Religiosa, como outra sobre Revolução Francesa. Os itens do roteiro são os seguintes:


1- TEMPO / ESPAÇO;

2- CONTEXTO HISTÓRICO;

3- ANTECEDENTES;

4- O EVENTO;

5- DESDOBRAMENTOS (CONSEQÜÊNCIAS).


1. A primeira preocupação quando analisamos um acontecimento, é situa-lo no tempo e no espaço, condição elementar para compreensão de qualquer fato histórico e para criar o hábito na utilização de mapas (noção de espaço) e outras ilustrações, auxiliares na caracterização de uma certa época (noção de tempo).

2. O segundo passo é analisar o contexto histórico, isto é, a realidade histórica que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois desmistifica a História factual, mostrando ao aluno que não existem fatos isolados e que todo acontecimento deve ser entendido à luz da realidade que o cerca. A análise do contexto permite também que o aluno relacione outros acontecimentos inseridos na mesma realidade.

3. Na análise do próprio contexto encontramos os antecedentes (terceiro passo de nosso roteiro), onde perceberemos os fatores estruturais e conjunturais, além de seus determinantes mais específicos e até acontecimentos sem muita importância estrutural, mas que catalisam o processo em direção ao evento estudado.

4. Após os antecedentes, analisaremos o fato, o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5. Com a preocupação de estabelecer uma relação com um próximo evento, vamos conhecer os desdobramentos onde estabeleceremos um gancho para analisar um próximo assunto, utilizando o mesmo roteiro de análise, ou seja:

EXEMPLOS:

Exemplificaremos o roteiro, supondo o estudo da Primeira Guerra Mundial:

A) ESPAÇO/TEMPO:

· Europa: início do século XX

B) CONTEXTO HISTÓRICO:

· Neocolonialismo

· Política de Alianças

· Paz Armada

C) ANTECEDENTES:

· Disputa de mercados neocolonialista

· Divergências político-econômicas e revanchismos

· Nacionalismos e antagonismos entre os impérios

· O assassinato de Francisco Ferdinando

D) A GUERRA:

· O início

· Blocos militares em conflito

· Etapas

· O ano de 1917

· O término do conflito

E) DESDOBRAMENTOS:

· Tratado de Versalhes

· Fim da hegemonia européia

· Desintegração dos impérios

· Novas nações

· EUA como potência hegemônica

· Liga das Nações

· Revanchismo alemão

· Fortalecimento do nacionalismo (nazifascismo)

Como já foi observado, quando analisamos os desdobramentos, já introduzimos o próximo assunto (no caso abaixo o nazifascismo), analisando-o através do mesmo roteiro:

A) ESPAÇO / TEMPO:

· Europa (Itália/Alemanha): anos 1920 e 1930

B) CONTEXTO HISTÓRICO:

· Crise das democracias liberais na Europa

· Superprodução nos EUA e crise de 1929

· Isolamento e crescimento da URSS

C) ANTECEDENTES:

· Crise européia no pós-guerra, agravada na Alemanha pelas imposições do Tratado de Versalhes

· Crescimento dos grupos políticos de esquerda

· Greve Geral convocada na Itália por anarquistas e socialistas

· Crescimento nazista nas eleições de 1932

D) DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS:

· Movimento político-ideológico antidemocrático que governou países europeus no “entre-guerras”

· O totalitarismo; o nacionalismo; o anticomunismo; o antiliberalismo; o militarismo; o expansionismo; o corporativismo fascista; o anti-semitismo nazista.

E) DESDOBRAMENTOS:

· Recuperação econômica alemã com obras públicas e indústria bélica

· Militarismo expansionista

· Segunda Guerra Mundial

Ao estudarmos a Segunda Guerra Mundial com o roteiro já conhecido, chegaremos aos Desdobramentos, que introduz o contexto da “Guerra Fria” (desenvolvimento, apogeu e crise), direcionando para nova ordem pós-socialismo até os dias atuais.

Este texto foi elaborado tendo como base o documento "Dicas para o Vestibular", copiado em 12 de Dezembro de 2002 do seguinte endereço: http://www.historianet.com.br/main/conteudos.asp?conteudo=452

Um comentário:

Flávio disse...

Caro Professor!
Sou o amigo Quatiguaense, com muito orgulho, que relatou os fatos para Dante Mendonça, na publicação " Terra Doce Quatiguá".
Conheço uma pessoa que tem um conhecimento muito grande da revolução e principalmente da socidade da época, é o amigo Antonio Zanini.;
Seria de grande valia seu depoimento.
Forte abraço,
Flávio Negrini
Curitiba Pr