sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

História - Definições e Conceitos

TEXTO 01:
A palavra “História”
Os gregos foram os primeiros a utilizá-la: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos, e “História” (his + oren) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.
Quando Heródoto, deu o título de Histórias ao resultado de suas pesquisas acerca da Guerras Greco-Pérsicas, o termo assumiu o sentido particular de busca de busca do conhecimento das coisas humanas, de saber histórico.
Esta evolução parece estar terminada na época de Políbio, no século II a.C. Com a reserva de que, como saber histórico daqueles tempos não conhecia o rigor atualmente exigido, associando-se ainda as fábulas e as lendas aos fatos precisos, a palavra empregada para designar o saber histórico significava: narrativa.
Como já vimos a palavra “História” originou-se do grego “istria e passou através do latim, para grande parte dos idiomas modernos significando não só o estudo e a exposição dos fatos do passado da humanidade mas também os próprios fatos. A palavra “História”, é, modernamente, empregada em dois sentidos distintos: subjetivo e objetivo. Quando falamos em “História” como estudo, conhecimento ou exposição dos fatos do passado humano, estamos usando o termo no sentido subjetivo. neste sentido é que podemos dizer: “A História do Brasil é fácil”. Quando porém, empregamos a palavra “História” para designar os fatos do passado da, estamos fazendo uso do vocábulo em seu sentido objetivo, isto é, estamos pensando no objeto dos estudos históricos, que são os próprios acontecimentos.
Ainda hoje a palavra história é polissêmica, tendo três sentidos básicos ao se referir:
1. Aos fatos e aos processos reais ocorridos no espaço e no tempo.
2. À ciência ou à disciplina científica que estuda os fatos e processos, e cujos especialistas são historiadores.
3. Ao conjunto das obras que narram os fatos e os processos e são resultado do trabalho dos historiadores.
2. Definição de História
Após os comentários sobre a palavra “História” e sobre as grandes etapas percorridas pela historiografia, procuremos definir a História de acordo com a acepção cientifica que modernamente se atribui ao vocábulo. As definições dão muitas vezes margem a dúvidas e a infindas e estéreis discussões. Foge a finalidade deste trabalho fazer dissertações eruditas sobre o assunto. Vejamos a título de exemplo algumas definições de História:
  • A História é a ciência dos atos humanos do passado e dos vários fatores que nele influíram, vistos na sua sucessão temporal”.
  • A ciência histórica estuda e expõe os fatos do desenvolvimento do homem nas suas manifestações (singulares, típicas e coletivas) como ser social no tempo e no espaço”.
  • A História é o conhecimento do passado humano”.
Como vemos, vale aqui o famoso provérbio; “... Quot capita, tot sententiae! ...”. Quantas cabeças tantas sentenças!
Sem maiores pretensões, vamos apresentar e comentar uma singela definição que ao menos implicitamente, contem os elementos indispensáveis para que todos os tenham uma exata compreensão do que se deva entender modernamente por História:
Exposição verídica dos principais acontecimentos do passado da Humanidade, considerados em suas causas e conseqüências”.
Comentemos brevemente essa definição:
  • Exposição: a exposição supõe evidentemente um trabalho criterioso de investigação e, claro está o conhecimento do resultado dessa investigação;
  • Verídica: significa que a exposição histórica deve fundamentar-se em fontes fidedignas;
  • Principais acontecimentos: só interessam ao historiador os acontecimentos que tiveram certa repercussão social, (como, v.g., o assassinato de Júlio César) ou que em seu conjunto, servem para caracterizar uma sociedade, uma época, um estilo de vida, etc. (como, v.g., a maneira de vestir, os aspectos da vida cotidiana, etc);
  • Passado da Humanidade: o objeto próprio da História são os atos praticados, no passado, pelo homem como animal racional. o passado pode ser remoto ou próximo; no ultimo caso é objeto da chamada história Contemporânea. Veremos, mais adiante, a importância do papel do ser humano na História bem como a utilidade do conhecimento do passado;
  • Considerados em suas causas e conseqüências: a História é ciência não só porque a exposição histórica supõe uma série de pesquisas de caráter científico mas também porque obedece ao princípio eminentemente científico de indagar das causas e das conseqüências dos acontecimentos, mostrando o encadeamento dos mesmos através dos séculos.

"SE ESTE TEXTO SOBRE O CONCEITO E A DEFINIÇÃO DE HISTÓRIA LHE FOI ÚTIL ENVIE UM E-MAIL PARA bondarik@utfpr.edu.br "

Nenhum comentário: