quarta-feira, 9 de julho de 2008

Sessenta Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

Publiquei esse texto no Jornal Folha de Londrina no 60º aniversario do fim da Segunda Guerra Mundial, em 2005. Como não irei publicar mais por uns tempos textos sobre a Revolução de 1930, até que possa terminar o livro preciso manter esse blog ativo. Como ficou um texto gostoso acho que vale a pena publicar novamente.
---------------------------------------------------------
Os Sessenta Anos do Dia da Vitória na Europa

Há sessenta anos, em 08 de Maio de 1945, oficialmente quando a Alemanha Nazista se rendia de maneira incondicional. Iniciada em 01 de Setembro de 1939, quando os nazistas invadiram a Polônia, a Segunda Guerra Mundial moldou o mundo como o conhecemos hoje.

Após seis anos de conflitos cerca de 60 milhões de pessoas perderam a vida, dentre os quais seis milhões de judeus nos campos de extermínios (um milhão e meio de crianças). O Holocausto dos judeus sempre permanecerá como a lembrança mais terrível deste conflito, dizem que sua lembrança poderá nunca ser apagada, pois ocorreu não nos grotões esquecidos e primitivos do mundo atrasado, mas sim na civilizada e requintada Alemanha.

O nazismo com a sua ameaça de destruição reuniu do mesmo lado os “liberais capitalistas” norte-americanos, os “imperialistas” ingleses e os “comunistas” soviéticos, estavam lado a lado, apesar de se repelirem mutuamente. Os Aliados representam a melhor prova daquilo que o ser humano é capaz quando se sente ameaçado em sua existência. Forjada da necessidade e do desespero surgiu a Vitória na Europa, e dela o mundo que viveu a Guerra Fria, que apesar das crises, assistiu a uma convivência entre Estados Unidos da América de um lado, e União das Republicas Socialistas de outro, conduzindo seus aliados.

Parece repugnante a idéia de que progressos foram obtidos com a Guerra, porem, os alicerces do mundo contemporâneo surgiram desse conflito. As idéias de ajuda humanitária entre as nações, o auxilio econômico internacional, os Fóruns Globais para discussão entre as nações dos mais diversos temas (da educação a condição feminina), a idéia de economia internacional e mercado global e o principal, a criação de tribunais internacionais para punir crimes de guerra.

Muitos avanços tecnológicos também puderam ser obtidos Destacamos: o Radar que hoje auxilia na aviação civil; a Penicilina, produzida em serie na guerra; o avião a jato, desenvolvido pelos alemães; a energia nuclear; o helicóptero; o computador, sem qual hoje nossa realidade seria no mínimo diferente e; o foguete. O Brasil conseguiu a construção e a tecnologia para a produção de aço necessária para operar a Usina Siderúrgica Nacional de Volta Redonda-RJ (CSN).

O ser humano é capaz de aprender, ou não, com seus erros. Hoje um conflito com as proporções da Segunda Guerra Mundial, seria bem mais difícil de acontecer, não impossível. Porém seus resultados seriam muito mais catastróficos. Esperamos que a lembrança daqueles sacrificados nos campos de batalha, nas câmaras de gás, nas águas do oceano, sirva para que possamos construir um mundo mais justo e mais perfeito.

Nenhum comentário: