sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

São José do Cristianismo - Considerações de Jairo José Barbosa

Recebi hoje um e-mail de Jairo José Barbosa que fez considerações e importantes apontamentos a respeito do texto sobre as Cidades Desaparecidas do Norte Pioneiro, em especial de São José do Cristianismo que é ligada a de São José da Boa Vista. Aliás Jairo Barbosa tem realizado pesquisas sobre esse minicipio, bem a mensagem por ele enviada é por sí só um documento e importante relato histórico. Peço a participação de todos que desejarem contribuir com nossa história com seus conhecimentos ...

==========================================================

HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

De: Jairo Jose-Barbosa
Data: 14 de janeiro de 2011 11:53


Bom dia Professor e parabéns pela iniciativa.

Meus bisavós paternos: José Libânio de Oliveira e Manoel José Barbosa, eram coroneis contemporâneos do também coronel Tico Lopes e fizeram parte dessa história no final do século XIX e início do século XX, e passaram muitas informações para meu saudoso avó Bráulio Libânio de Mesquita. Mais recentemente, também meu tio, político reconhecido no norte pioneiro até 1980, Leopoldo José Barbosa, fez história nesse município, onde foi prefeito e elegeu sucessores por algumas vezes.

Já faz alguns anos realizando um trabalho de coletar dados em cidades como Castro, Brasópolis e Itajubá em Minas Gerais, além de outras fontes de pesquisas, que de condições de resgatar uma das principais histórias do Paraná, que passa por São José do Cristianismo sucedida por São José da Boa Vista, alguns poucos quilômetros de distância. Todo esse trabalho, cedi recentemente ao Município, para a realização de um livro em comemoração à sua emancipação política que será em outubro de 2011. (50 anos de sua segunda fase como município).

Apenas uma observação, embora se afirmem que São José do Cristianismo tenha sido fundada em 1848, existem dados em Brasópolis, Minas Gerais, que Domiciano Correa Machado, já em 1842, apenas mantinha sua fazenda em Brasópolis (antiga São Caetano da Vargem Grande) e já teria iniciado a Freguesia de São José do Cristianismo, inclusive com a construção de um trapiche à margem esquerda do Rio Itararé. Essa localidade é atualmente denominada Capela Velha, e fica dentro da Fazenda de Nerzio Barbosa, onde ainda é possível encontrar algus vestígios dessa antiga cidade.  E mais, São José da Boa Vista, esta sím, teria sido fundada em 1848, alguns quilômetros mata a dentro, em direção à região atual de Wenceslau Bráz e Tomazina, tanto que o fundador de Tomazina veio em seguida à Domiciano Correa Machado.

Em 1853, é fato concreto que já existia Freguesia de São José da Boa Vista, tanto que começava a herdar toda a população da decadente São José do Cristianismo.


Caso queira fazer uma vista, no blog de Lu Fiedler, no seguinte endereço: http://lu-fiedler.blogspot.com   existem algumas informações que também podem lhe interessar sobre São José da Boa Vista.

O texto principal da história de São José da Boa Vista, que me referi acima, talvez até venha publicálo também nesse blog, por enquanto, aguardando o que a Prefeitura irá fazer.

Se tiver mais alguns dados históricos e puder nos passar, será um prazer encaminhar para que o mencionado livro possa também citá-lo como um colaborador.

Essa história atualmente, não é mais somente de São José da Boa Vista, fará parte de outras diversas cidades do norte pioneiro, que tenho certeza, não será possível sem antes, decifrar da melhor forma possível sua gênese.

Mas, uma coisa é certa, São José do Cristianismo foi o início, e a segunda na lista, foi sem dúvida São José da Boa Vista, logo em seguida.

Cordialmente.


Jairo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mestre, sou descendente direto dos coronéis....especificamente de Libanio,....minha avò é oliveira e meu avô é Barbosa....
Tenho muitas fotos antigas, acabo de realizar uma peskisa da arvore genealogica da nossa familia....O Sr. pode me ajudar e tbm posso te ajudar....por favor entre em contato pelo e-mail beni_florestal@hotmail.com....meu nome...Descobri que sou descendente direto e ainda por cima sou a aliança dessas famílias que arranjaram os casamentos...e minha mãe é tetraneta de Domiciano Corrêa Machado e meu pai é neto de Libanio Barbosa...sei que tenho parentes em Itajubá e Brasópolis...mas ainda não os conheço....mas kero os conhecer! hauahuaua

Vinicius Barbosa

Unknown disse...

oi sou jonatan jose barbosa o lepoldo jose barbosa e tio da minha vó e Bráulio Libânio de Mesquita e pai de minha vó e o meu vò e eleoterio jose barbosa sou de ponta grossa mais minha familia e de sao jose da boa vista nos somos os BARBOSAS.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Verdade eu até conheso os túmulos do antigo cemitério de São José do cristianismo ten uma três túmulo lá ainda meu nome é Luciano Raimundo

Unknown disse...

Oi sou Wesley José Faria, meu pai José Corrêa Faria é bisnéto de Domiciano Corrêa Machado e néto de João Candido Faria e de Antônia Virgínia Corrêa e Filho de Pedro Corrêa Faria

Unknown disse...

Oi sou Wesley José Faria, meu pai José Corrêa Faria é bisnéto de Domiciano Corrêa Machado e néto de João Candido Faria e de Antônia Virgínia Corrêa

Mario Henrique Malaquias da Silva disse...

Olá. Meu tataravô João Malachia (Malaquias) da Silva casado com Maria Gertrude de Paulo, eram de São José da Boa Vista. Em meados de 1890 adquiriram terras e se mudaram para Passos do Barbosa, atual Santana do Itararé. Gostaria de mais informações da minha família em SJBV. Obrigado!